Minhas resoluções da segunda aula 02/07/13
Página 1 de 1
Minhas resoluções da segunda aula 02/07/13
Oi galera, então, para me ajudar a me manter atualizado com todas as aulas eu pretendo postar, diariamente logo após a aula a minha resolução dos exercícios.
Porfavor, a ideia aqui é ajudar aos que não puderam comparecer, os que não entenderam e os que estão procurando um erro no seu exercício e precisam de um que esteja certo para ver onde está o erro do seu.
Tenho total noção de que os meus trabalhos podem não estar da melhor forma possível que pode ser escrito, todavia eles estão sem erros, sem chamadas de atenção e funcionam como esperado sem o uso da famosa "POG" (programação orientada a gambiarra).
Exercício 1 - Hello World
o código fonte final do meu código segue abaixo.
public class HelloWorld {
public static void main(String [] args){
System.out.println("Hello World!");
}
}
Este código nada mais é do que uma introdução a programação e foi nosso primeiro programa real, em que obtive um resultado final esperado.
Exercício 2 - Calcular a area de um retângulo.
public class CalculeAreaRetangulo{
public static void main(String[] args) {
//INT sao numeros inteiros, neste caso
//a altura e largura vao ser inteiros e estao
//declarados separadamente, poderiam ter sido
//feito na mesma linha, como escrevi abaixo.
//int larguraRetangulo, alturaRetangulo;
int larguraRetangulo;
int alturaRetangulo;
//Abaixo estao impostos pelo programador
//os valores das duas variaveis.
larguraRetangulo = 3;
alturaRetangulo = 4;
//Recomendação do professor, sempre que possivel declarar e atribuir valores as variaveis.
int areaRetangulo = larguraRetangulo * alturaRetangulo;
//Lembrando que a atribuicao de valores pode
//e "deve" ser feita na mesma linha da declaracao.
//Abaixo, depois do texto a area do retangulo e, tem um "+" esta
//é uma operação de concatenação.
System.out.println("A área do retângulo é: " + areaRetangulo);
http://System.out.println(areaRetangulo);
}
}
Este código está com comentários (a "//" significa que tudo que vem após é um comentario até que se termine a linha) para facilitar sua compreensão.
Neste caso aprendemos a concatenar e usar-se de variaveis para exibir um resultado.
Exercício 2 - Continuação - Calculando a area de um retângulo.
o código fonte final segue abaixo.
import java.util.Scanner;
public class CalculeAreaRetanguloContinuacao{
public static Scanner scanner = new Scanner(System.in);
int repetirAcaoNumero;
do {
System.out.println("Insira o valor da Largura do retângulo em numeros inteiros e aperte enter.");
int larguraRetangulo = scanner.nextInt();
System.out.println("Insira o valor da Altura do retângulo em numeros inteiros e aperte enter.");
int alturaRetangulo = scanner.nextInt();
System.out.println("Digite 1 e aperte enter para fechar o programa.");
System.out.println("Digite 2 e aperte enter para calcular outro valor.");
repetirAcaoNumero = scanner.nextInt();
} while (repetirAcaoNumero != 1);
}
}
Neste caso eu repeti o exercício anterior, removi os comentários e resolvi fazer uma "firula", coloquei uma função que ainda não aprendemos o while (enquanto) não entrarei em detalhes sobre ele pois aprenderemos mais tarde mas lendo o código pode-se ter uma ideia do que ele faz.
ele pede os valores de altura e largura e então calcula a area, depois ele pergunta se o usuario quer calcular outra área e segue até que ele não queira mais.
Exercício 3 - Calcular a média de um aluno.
public class CalculaMedia{
System.out.println("Bem vindo ao programa de calculo de media.");
System.out.print("Insira a nota da prova 1 e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaProva1 = scanner.nextDouble();
System.out.print("Insira a nota da prova 2 e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaProva2 = scanner.nextDouble();
System.out.print("Insira a nota da prova 3 e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaProva3 = scanner.nextDouble();
System.out.print("Insira a nota do trabalho e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaTrabalho = scanner.nextDouble();
double mediaAluno = (notaProva1 * 0.2) + (notaProva2 * 0.2) + (notaProva3 * 0.2) + (notaTrabalho * 0.4);
String passouDeAno = ("Nota não computada.");
if ( mediaAluno >= 7.0)
passouDeAno = ("O aluno passou de ano!");
else passouDeAno = ("O aluno reprovou de ano!");
System.out.println("De acordo com as notas inseridas segue a media do aluno.");
System.out.println(notaProva1 + "com o peso de 20%");
System.out.println(notaProva2 + "com o peso de 20%");
System.out.println(notaProva3 + "com o peso de 20%");
System.out.println(notaTrabalho + "com o peso de 40%");
System.out.println("A media do aluno é: " + mediaAluno);
System.out.println(passouDeAno);
}
}
Este é basicamente o exercício 2 com outro valor e contas, todavia, uma atenção que me foi chamada pelo professor fora que eu atribuí um valor a String passouDeAno um valor, quando na linha de baixo ele já atribuia outro valor, eu expliquei para ele que esta foi uma forma de me precaver se, por alguma razão o meu "if" (se) não fosse computado, eu saberia pois no final ele exibe o valor da String, se aparecer que ele passou ou não passou quer dizer que a String recebeu um valor do meu if, caso contrário ela deverá exibir Valor Não Computado, ou seja, alguma coisa aconteceu de errado e eu tenho que re-ler e procurar o erro no meu código.
Exercício 4 - Desconto do salário do funcionário.
public class CalculaDescontoSalario {
System.out.println("Bem vindo ao programa de calculo de descontos do salario.");
System.out.println("Insira o valor bruto do seu salário com virgulas.");
double valorSalarioBruto = scanner.nextDouble();
double descontoIRPF = (valorSalarioBruto * 0.15);
double descontoINSS = (valorSalarioBruto * 0.10);
double descontoFGTS = (valorSalarioBruto * 0.06);
double descontoContribuicaoMensal = 5;
System.out.println("O valor do desconto do IRPF é de 15% do seu salario que é " + descontoIRPF);
System.out.println("O valor do desconto do INSS é de 10% do seu salario que é " + descontoINSS);
System.out.println("O valor do desconto do FGTS é de 6% do seu salario que é " + descontoFGTS);
System.out.println("O valor do desconto da contribuição mensal é de R$ 5,00.");
double valorSalarioLiquido = (valorSalarioBruto - (descontoIRPF + descontoINSS + descontoFGTS + descontoContribuicaoMensal));
System.out.println("O Valor do seu salario liquido é de " + valorSalarioLiquido);
}
}
Este foi o ultimo exercício que eu pude fazer em aula e, novamente é uma outra forma de apresentar o exercício 2, com outras contas e formas de apresentação, neste o unico detalhe seria a re-formatação final da saída do texto, achei que ficou pouco legível, nada que alguns espaços ou colocar o mesmo texto em outra linha não resolva.
Até agora eu estou muito feliz com meus resultados e aguardo ansiosamente por maiores e mais complexos exercícios.
Estou disposto a ajudar qualquer um com dúvidas que tenham a ver com o meu código e seu funcionamento, todavia tenho um conhecimento limitado então, vamos com calma galera.
Falous e até amanhã!
Porfavor, a ideia aqui é ajudar aos que não puderam comparecer, os que não entenderam e os que estão procurando um erro no seu exercício e precisam de um que esteja certo para ver onde está o erro do seu.
Tenho total noção de que os meus trabalhos podem não estar da melhor forma possível que pode ser escrito, todavia eles estão sem erros, sem chamadas de atenção e funcionam como esperado sem o uso da famosa "POG" (programação orientada a gambiarra).
Exercício 1 - Hello World
public class HelloWorld {
public static void main(String [] args){
System.out.println("Hello World!");
}
}
Este código nada mais é do que uma introdução a programação e foi nosso primeiro programa real, em que obtive um resultado final esperado.
Exercício 2 - Calcular a area de um retângulo.
public class CalculeAreaRetangulo{
//INT sao numeros inteiros, neste caso
//a altura e largura vao ser inteiros e estao
//declarados separadamente, poderiam ter sido
//feito na mesma linha, como escrevi abaixo.
//int larguraRetangulo, alturaRetangulo;
int larguraRetangulo;
int alturaRetangulo;
//Abaixo estao impostos pelo programador
//os valores das duas variaveis.
larguraRetangulo = 3;
alturaRetangulo = 4;
//Recomendação do professor, sempre que possivel declarar e atribuir valores as variaveis.
//Lembrando que a atribuicao de valores pode
//e "deve" ser feita na mesma linha da declaracao.
//Abaixo, depois do texto a area do retangulo e, tem um "+" esta
//é uma operação de concatenação.
http://System.out.println(areaRetangulo);
}
}
Este código está com comentários (a "//" significa que tudo que vem após é um comentario até que se termine a linha) para facilitar sua compreensão.
Neste caso aprendemos a concatenar e usar-se de variaveis para exibir um resultado.
Exercício 2 - Continuação - Calculando a area de um retângulo.
o código fonte final segue abaixo.
public class CalculeAreaRetanguloContinuacao{
int repetirAcaoNumero;
do {
System.out.println("Insira o valor da Largura do retângulo em numeros inteiros e aperte enter.");
int larguraRetangulo = scanner.nextInt();
System.out.println("Insira o valor da Altura do retângulo em numeros inteiros e aperte enter.");
int alturaRetangulo = scanner.nextInt();
System.out.println("Digite 1 e aperte enter para fechar o programa.");
System.out.println("Digite 2 e aperte enter para calcular outro valor.");
repetirAcaoNumero = scanner.nextInt();
} while (repetirAcaoNumero != 1);
}
}
Neste caso eu repeti o exercício anterior, removi os comentários e resolvi fazer uma "firula", coloquei uma função que ainda não aprendemos o while (enquanto) não entrarei em detalhes sobre ele pois aprenderemos mais tarde mas lendo o código pode-se ter uma ideia do que ele faz.
ele pede os valores de altura e largura e então calcula a area, depois ele pergunta se o usuario quer calcular outra área e segue até que ele não queira mais.
Exercício 3 - Calcular a média de um aluno.
public class CalculaMedia{
System.out.println("Bem vindo ao programa de calculo de media.");
System.out.print("Insira a nota da prova 1 e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaProva1 = scanner.nextDouble();
System.out.print("Insira a nota da prova 2 e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaProva2 = scanner.nextDouble();
System.out.print("Insira a nota da prova 3 e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaProva3 = scanner.nextDouble();
System.out.print("Insira a nota do trabalho e aperte enter, lembrando, use virgula para decimais.");
double notaTrabalho = scanner.nextDouble();
double mediaAluno = (notaProva1 * 0.2) + (notaProva2 * 0.2) + (notaProva3 * 0.2) + (notaTrabalho * 0.4);
String passouDeAno = ("Nota não computada.");
if ( mediaAluno >= 7.0)
passouDeAno = ("O aluno passou de ano!");
else passouDeAno = ("O aluno reprovou de ano!");
System.out.println("De acordo com as notas inseridas segue a media do aluno.");
System.out.println(notaProva1 + "com o peso de 20%");
System.out.println(notaProva2 + "com o peso de 20%");
System.out.println(notaProva3 + "com o peso de 20%");
System.out.println(notaTrabalho + "com o peso de 40%");
System.out.println("A media do aluno é: " + mediaAluno);
System.out.println(passouDeAno);
}
}
Este é basicamente o exercício 2 com outro valor e contas, todavia, uma atenção que me foi chamada pelo professor fora que eu atribuí um valor a String passouDeAno um valor, quando na linha de baixo ele já atribuia outro valor, eu expliquei para ele que esta foi uma forma de me precaver se, por alguma razão o meu "if" (se) não fosse computado, eu saberia pois no final ele exibe o valor da String, se aparecer que ele passou ou não passou quer dizer que a String recebeu um valor do meu if, caso contrário ela deverá exibir Valor Não Computado, ou seja, alguma coisa aconteceu de errado e eu tenho que re-ler e procurar o erro no meu código.
Exercício 4 - Desconto do salário do funcionário.
public class CalculaDescontoSalario {
System.out.println("Bem vindo ao programa de calculo de descontos do salario.");
System.out.println("Insira o valor bruto do seu salário com virgulas.");
double valorSalarioBruto = scanner.nextDouble();
double descontoIRPF = (valorSalarioBruto * 0.15);
double descontoINSS = (valorSalarioBruto * 0.10);
double descontoFGTS = (valorSalarioBruto * 0.06);
double descontoContribuicaoMensal = 5;
System.out.println("O valor do desconto do IRPF é de 15% do seu salario que é " + descontoIRPF);
System.out.println("O valor do desconto do INSS é de 10% do seu salario que é " + descontoINSS);
System.out.println("O valor do desconto do FGTS é de 6% do seu salario que é " + descontoFGTS);
System.out.println("O valor do desconto da contribuição mensal é de R$ 5,00.");
double valorSalarioLiquido = (valorSalarioBruto - (descontoIRPF + descontoINSS + descontoFGTS + descontoContribuicaoMensal));
System.out.println("O Valor do seu salario liquido é de " + valorSalarioLiquido);
}
}
Este foi o ultimo exercício que eu pude fazer em aula e, novamente é uma outra forma de apresentar o exercício 2, com outras contas e formas de apresentação, neste o unico detalhe seria a re-formatação final da saída do texto, achei que ficou pouco legível, nada que alguns espaços ou colocar o mesmo texto em outra linha não resolva.
Até agora eu estou muito feliz com meus resultados e aguardo ansiosamente por maiores e mais complexos exercícios.
Estou disposto a ajudar qualquer um com dúvidas que tenham a ver com o meu código e seu funcionamento, todavia tenho um conhecimento limitado então, vamos com calma galera.
Falous e até amanhã!
Yuri Valle- Mensagens : 9
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos